AD vence, Chega cresce e PS cai para terceiro lugar

0
Dois homens em evento político, um deles levantando a mão em saudação. Imagem mostra momentos de entusiasmo durante discurso
As eleições legislativas em Portugal 2025 foram realizadas no dia 18 de maio e tiveram como grande vencedora a Aliança Democrática (AD

Resultado das Eleições Legislativas de Portugal 2025

As eleições legislativas em Portugal 2025 foram realizadas no dia 18 de maio e tiveram como grande vencedora a Aliança Democrática (AD), liderada por Luís Montenegro. A coligação de centro-direita obteve 34,9% dos votos, conquistando a maioria relativa no parlamento português, mas sem atingir a maioria absoluta.

Um dos grandes destaques foi o crescimento do partido Chega, de extrema-direita, liderado por André Ventura, que obteve 23,5% dos votos, tornando-se a segunda maior força política do país. 

O tradicional Partido Socialista (PS), que governava até então, ficou em terceiro lugar com 22,9%.

Resultados Oficiais das Eleições Legislativas 2025 em Portugal

  • Aliança Democrática (AD) – 34,9%
  • Chega – 23,5%
  • Partido Socialista (PS) – 22,9%
  • Iniciativa Liberal (IL) – 3,23%
  • Partido Comunista Português (PCP) – 2,41%
  • Livre – 2%
  • Alternativa Democrática Nacional (ADN) – 1,77%
  • Bloco de Esquerda (BE) – 1,39%
  • Pessoas-Animais-Natureza (PAN) – 0,76%

Participação Eleitoral em Portugal 2025

A taxa de participação nas eleições portuguesas de 2025 foi de 61,79%, demonstrando um aumento em relação aos atos eleitorais anteriores e um maior envolvimento cívico da população.

Formação de Governo em Portugal após Eleições 2025

Apesar da vitória, a Aliança Democrática não alcançou os 116 deputados necessários para formar um governo com maioria absoluta. 

O cenário político está fragmentado, e Luís Montenegro indicou que não pretende formar coligações com o Chega

A possibilidade de uma coligação com a Iniciativa Liberal está em análise, mas também não garante a maioria parlamentar.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá iniciar conversas com os partidos para viabilizar a formação de um governo estável em Portugal

A Constituição impede novas eleições legislativas no prazo de um ano, aumentando a urgência por consenso entre as forças políticas.

Essas eleições parlamentares de 2025 representam uma mudança no xadrez político de Portugal, com o fortalecimento da direita e a necessidade de novas estratégias de governabilidade.

⭐⭐⭐⭐⭐

Avaliação dos leitores: 5.0 de 5 – baseado em feedbacks reais.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários. 💬

Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Fique por dentro das dicas práticas sobre finanças pessoais, futebol,como economizar dinheiro, receitas fáceis, saúde, tecnologia, notícias e celebridades. Aprenda a melhorar sua vida diariamente! Aprender a economizar

Enviar um comentário (0)