![]() |
Entenda como a vaginose bacteriana desafia as definições tradicionais e suas implicações na saúde sexual |
Vaginose Bacteriana: Uma Infecção Sexualmente Transmissível?
A vaginose bacteriana (VB) é uma condição vaginal comum que pode, surpreendentemente, ser considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), segundo um novo estudo. Embora o NHS a classifique como resultado de um desequilíbrio nas bactérias vaginais e não a reconheça como uma IST, pesquisas recentes sugerem o contrário.
Cerca de um terço das mulheres no mundo sofre de vaginose bacteriana, que pode levar a complicações sérias, como infertilidade e partos prematuros. Um estudo australiano publicado no New England Journal of Medicine revela que tratar ambos os parceiros sexuais é essencial para eliminar a infecção.
O Que É Vaginose Bacteriana?
Em um experimento com 164 casais, os pesquisadores observaram que tratar a vaginose bacteriana como uma IST, com antibióticos administrados a ambos os parceiros, resultou em taxas de cura significativamente maiores. O estudo foi interrompido precocemente ao se constatar que essa abordagem reduziu pela metade as recorrências da infecção.
Catriona Bradshaw, uma das principais pesquisadoras, destacou: "Nossos achados indicam que a reinfecção por parceiros é responsável por muitas das recorrências da vaginose bacteriana." Embora ainda não se saiba exatamente qual bactéria causa a VB, os avanços no sequenciamento genômico estão ajudando a esclarecer essa questão.
Os pesquisadores da Universidade Monash e da Alfred Health testaram antibióticos em metade dos homens envolvidos no estudo, enquanto o grupo controle não recebeu tratamento. Com base nos resultados, a clínica alterou seus protocolos para incluir o tratamento de ambos os parceiros.
A Associação Britânica para Saúde Sexual e HIV afirmou que esses achados fornecem evidências valiosas sobre a transmissão sexual das bactérias associadas à vaginose bacteriana, especialmente em casos recorrentes. "Essa pesquisa amplia nossa compreensão da VB e pode orientar melhores abordagens de tratamento," comentou um porta-voz.
Se você suspeita ter sintomas de uma IST ou está preocupada com vaginose bacteriana, procure um médico ou uma clínica de saúde sexual.
Sintomas e Tratamento da Vaginose Bacteriana
A vaginose bacteriana é frequentemente caracterizada por corrimento vaginal com odor forte de peixe e alterações na cor e consistência, apresentando-se como secreção branca-acinzentada e aquosa. Vale lembrar que metade das mulheres afetadas não apresenta sintomas visíveis. O tratamento pode ser feito com comprimidos ou cremes antibióticos.
Fique por dentro das dicas práticas sobre finanças pessoais, futebol,como economizar dinheiro, receitas fáceis, saúde, tecnologia, notícias e celebridades. Aprenda a melhorar sua vida diariamente! Aprender a economizar