Trump acusa Putin de brincar com fogo e prevê queda da Rússia

Ana Fernandes
0
Imagem de Donald Trump usando chapéu com a frase 'Make America Great Again' ao lado de Vladimir Putin em composição dupla.
Donald Trump critica Putin após intensificação dos ataques russos à Ucrânia, afirmando que o presidente russo está "brincando com fogo"

Trump chama Putin de "louco" e diz que presidente russo está "brincando com fogo"

Nos últimos dias de maio de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em meio à intensificação dos ataques russos à Ucrânia.

Trump, que historicamente evitava críticas diretas a Putin e até já demonstrou admiração pelo líder russo, mudou radicalmente de postura ao chamá-lo de "louco" e afirmar que ele está "brincando com fogo" diante da escalada do conflito.

Em sua rede Truth Social, Trump escreveu: 

"O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido com a Rússia, e quero dizer, MUITO RUINS. 

Ele está brincando com fogo!"

Além disso, afirmou que Putin está "matando muita gente desnecessariamente" e alertou que a tentativa de conquistar toda a Ucrânia pode "levar à queda da Rússia".

Contexto das declarações

As críticas de Trump vieram após a Rússia realizar o maior ataque aéreo com drones contra a Ucrânia desde o início da guerra, resultando em pelo menos 13 mortos, segundo autoridades ucranianas. 

O republicano demonstrou frustração com a falta de avanços nas negociações de cessar-fogo e afirmou considerar novas sanções contra Moscou.

Mudança de postura

A retórica de Trump marca uma virada em relação ao tom que mantinha desde sua primeira campanha presidencial, em 2016, quando chegou a chamar Putin de "gênio" e "habilidoso". 

Em 2024, Putin também elogiou Trump, dizendo que ele era "corajoso" e "perseguido por todos os lados". 

Agora, Trump demonstra impaciência e desaprovação com a condução da guerra pelo Kremlin.

Reação russa

O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, minimizou as críticas de Trump, atribuindo-as a uma "sobrecarga emocional de todos os envolvidos e a reações emocionais". 

Moscou também justificou os recentes ataques como resposta à escalada de drones ucranianos contra civis russos.

Críticas a Zelensky

Além de Putin, Trump também criticou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dizendo que ele "não está fazendo nenhum favor ao seu país falando dessa maneira" e que "tudo o que ele diz causa problemas".







Participe da Conversa

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário logo abaixo
Sua opinião, sugestão ou dúvida é muito importante para nós!

Receba novidades no seu e-mail:
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Fique por dentro das dicas práticas sobre finanças, investimentos como economizar dinheiro, receitas fáceis, saúde, notícias e celebridades. Aprenda a melhorar sua vida diariamente! Aprender a economizar

Enviar um comentário (0)