Morre o Papa Francisco:O que vem depois da morte do Papa Francisco?

0

Papa Francisco em um evento, transmitindo sua mensagem de paz e amor. Figura central da Igreja Católica, atua em causas sociais e ambientais.
Papa Francisco em um evento, transmitindo sua mensagem de paz e amor. Figura central da Igreja Católica, atua em causas sociais e ambientais.

 

O que vem depois da morte do Papa Francisco?


O Papa Francisco faleceu aos 88 anos, após 12 anos como líder espiritual da Igreja Católica Romana. Sua morte deu início ao processo secular de eleição de um novo Papa. 

O que o Papa faz? 

O Papa é o chefe da Igreja Católica. 

Os católicos romanos acreditam que ele representa uma linha direta de retorno a Jesus Cristo. 

Ele é considerado um sucessor vivo de São Pedro, que foi o principal entre os primeiros discípulos de Cristo, os Apóstolos. Isso lhe confere poder total e irrestrito sobre toda a Igreja Católica e o torna uma importante fonte de autoridade para os cerca de 1,4 bilhão de católicos do mundo.

Embora muitos católicos frequentemente consultem a Bíblia em busca de orientação, eles também podem recorrer aos ensinamentos do Papa, que regem as crenças e práticas da Igreja. 

Cerca de metade de todos os cristãos em todo o mundo são católicos romanos. 

Outras denominações, incluindo protestantes e ortodoxos, não reconhecem a autoridade do Papa. 

Acompanhe nossas atualizações ao vivo O Papa mora na Cidade do Vaticano, o menor estado independente do mundo. É cercada pela capital italiana, Roma. 

O Papa não recebe salário, mas todas as suas despesas de viagem e moradia são pagas pelo Vaticano.

O que acontece quando o Papa morre? 

Um funeral papal tradicionalmente é um evento elaborado, mas o Papa Francisco aprovou recentemente planos para tornar todo o procedimento menos complexo.

Pontífices anteriores foram enterrados em três caixões aninhados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. 

O Papa Francisco optou por um caixão simples de madeira revestido de zinco. Ele também abandonou a tradição de colocar o corpo do Papa em uma plataforma elevada – conhecida como catafalco – na Basílica de São Pedro para visitação pública. Em vez disso, os enlutados serão convidados a prestar suas homenagens enquanto o corpo permanece dentro do caixão, com a tampa removida. Francisco também será o primeiro Papa em mais de um século a ser enterrado fora do Vaticano. Ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, uma das quatro principais basílicas papais em Roma. Uma basílica é uma igreja à qual o Vaticano concedeu significado e privilégios especiais. As basílicas maiores têm uma conexão particular com o Papa.

Quem escolhe o novo Papa? 

O novo Papa deve ser escolhido pelos mais altos funcionários da Igreja Católica, conhecidos como o Colégio Cardinalício. 

Todos homens, nomeados diretamente pelo Papa, são geralmente ordenados bispos. Atualmente, há 252 cardeais católicos, 138 dos quais têm direito a votar no novo Papa.

Os demais têm mais de 80 anos, o que significa que não podem participar da eleição, embora possam participar do debate sobre quem deve ser escolhido. Como o Papa é escolhido e o que é o conclave? Quando o Papa morre (ou renuncia, como no raro caso do Papa Bento XVI em 2013), os cardeais são convocados para uma reunião no Vaticano, seguida do conclave, como é conhecida a eleição. Durante o período entre a morte do Papa e a eleição de seu sucessor, o Colégio Cardinalício governa a Igreja. 

A eleição é realizada em estrito sigilo dentro da Capela Sistina, famosa pintura de Michelangelo. 

Os cardeais votam individualmente em seu candidato preferido até que um vencedor seja determinado, um processo que pode levar vários dias. Em séculos anteriores, a votação durava semanas ou meses. Alguns cardeais até faleceram durante conclaves. A única pista sobre como a eleição está ocorrendo é a fumaça que sai duas vezes por dia da queima das cédulas dos cardeais. 

A fumaça preta sinaliza o fracasso. 

A tradicional fumaça branca significa que o novo Papa foi escolhido. Como a decisão sobre o novo Papa é tornada pública? Após a fumaça branca subir, o novo Papa normalmente aparece dentro de uma hora na sacada com vista para a Praça de São Pedro.

O cardeal sênior participante do conclave anunciará a decisão com as palavras "Habemus Papam" — latim para "temos um Papa". Ele então apresentará o novo Papa pelo nome papal escolhido, que pode ou não ser seu nome original. Por exemplo, o Papa Francisco nasceu Jorge Mario Bergoglio, mas escolheu um nome diferente para seu papado em homenagem a São Francisco de Assis. 

Quem pode se tornar Papa? 

Em teoria, qualquer homem católico romano que tenha sido batizado pode ser considerado para eleição como Papa. Na prática, porém, os cardeais preferem escolher um de seus próprios. 

Quando o Papa Francisco, nascido na Argentina, foi escolhido no conclave anterior, em 2013, ele se tornou o primeiro pontífice da América do Sul, uma região que representa cerca de 28% dos católicos do mundo. Mas o precedente histórico sugere que os cardeais são muito mais propensos a escolher um europeu — e especialmente um italiano. Dos 266 papas escolhidos até hoje, 217 eram da Itália.

⭐⭐⭐⭐⭐

Avaliação dos leitores: 5.0 de 5 – baseado em feedbacks reais.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários. 💬

Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Fique por dentro das dicas práticas sobre finanças pessoais, futebol,como economizar dinheiro, receitas fáceis, saúde, tecnologia, notícias e celebridades. Aprenda a melhorar sua vida diariamente! Aprender a economizar

Enviar um comentário (0)